Newsletter – 06 de agosto 2024
Trabalho em pauta: Transcriptome profiling brings new insights into the ethanol stress responses of Spathaspora passalidarum
Autores: Fernanda Matias Albuini, Alex Gazolla de Castro, Valquíria Júnia Campos, Lílian Emídio Ribeiro, Pedro Marcus Pereira Vidigal, Tiago Antônio de Oliveira Mendes e Luciano Gomes Fietto.
Spathaspora passalidarum trata-se de um microrganismo fermentador de xilose muito promissor para a fermentação de hidrolisados lignocelulósicos, visto que esta levedura é mais sensível ao etanol do que Saccharomyces cerevisiae, por exemplo. No presente trabalho, foi realizado um experimento utilizando RNA-seq para a identificação de alterações transcricionais em S. passalidarum como resposta ao etanol e também com o objetivo de adquirir informações sobre esse fenótipo.
Os resultados obtidos evidenciaram a regulação positiva de genes associados à tradução e a regulação negativa de genes que codificam proteínas envolvidas no metabolismo lipídico, transportadores e enzimas das vias de glicólise e fermentação, além de revelar que os genes que codificam proteínas de choque térmico e que estão envolvidos na resposta antioxidante foram regulados positivamente, enquanto a resposta ao estresse osmótico de S. passalidarum não.
Uma morfologia pseudohifal de colônias de S. passalidarum foi observada em resposta ao estresse do etanol, sugerindo que ele induz uma percepção equivocada da disponibilidade de nitrogênio no ambiente. Mudanças no perfil de ácidos graxos da levedura foram observadas somente após 12 horas de exposição ao etanol, coincidindo com a recuperação da capacidade de consumo de xilose da levedura.
O estudo conclui que a baixa tolerância ao etanol de S. passalidarum está relacionada à incapacidade de realizar ajustes rápidos nos lipídios da membrana, interrupção na absorção de nutrientes e metabolismo celular, além de falha na indução de genes de resposta ao estresse osmótico.
Confira o trabalho completo em: https://doi.org/10.1007/s00253-023-12730-x
Resumo por: Gabriele Lopes Knop
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.